Araraquara pode receber Jogos Escolares do Estado de SP

Araraquara pode receber Jogos Escolares do Estado de SP

A cidade de Araraquara poderá sediar, em agosto próximo, os Jogos Escolares do Estado do São Paulo, categoria Mirim, em parceria com Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, órgão do governo paulista.

A competição terá a participação de cerca de 850 estudantes, com idade entre 13 e 14 anos, das modalidades vôlei, basquete, futebol de salão, handebol, tênis de mesa e xadrez.

O assunto foi debatido na tarde da última terça-feira (1º), no sexto andar do Paço Municipal, em reunião do secretário municipal de Governo, Comunicação e de Esportes e Lazer, Aluisio Braz (Boi), com o coordenador estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Alex Costa de Lima.

Também participaram da reunião o presidente da Fundesport, Danilo Zero, e a titular da Delegada Regional de Esporte e Lazer (órgão da pasta estadual), Aparecida Forte Araujo - Cidinha.

Segundo Danilo, após ter demonstrado o interesse em sediar os Jogos Escolares do Estado do São Paulo, Araraquara irá solicitar a assinatura de um convênio com o governo estadual para sacramentar o evento na cidade.

Pela parceria, ao município caberá a cessão dos espaços físicos para as disputas, como quadra de esportes e outros equipamentos desportivos.

Já os alojamentos dos atletas deverão ser instalados nas escolas da rede estadual existentes na cidade.


Estímulo maior

De acordo com o secretário Aluisio Braz, em um ano de Olimpíadas, que serão disputadas também em agosto no Rio de Janeiro, é muito importante estimular os jovens estudantes a participar dos Jogos Escolares Mirins do Estado.

Ao destacar, ainda, a passagem da Tocha Olímpica por Araraquara, prevista para julho, antes de chegar ao local dos Jogos Olímpicos, no Rio, Boi comentou a possibilidade da realização dos jogos na cidade.

“O estímulo à participação dos estudantes em competições desportivas também é uma forma de incentivar a formação pessoal e profissional e até de descobrir novos talentos”, acrescentou Boi.

Vale destacar que os Jogos Escolares do Estado do São Paulo, categoria Mirim, serão disputados entre os dias 11 e 20 de agosto deste ano.